não....não é uma música dos toranja nem um desabafo amoroso para um namorado que nos deixou na prancha....é simples e claramente o desabafo dos que todos os dias assistem as mais, acho que posso dizer, preversas situações da esap...
retirado do blog http://societyphotomaton.blogspot.com
passo a citar....
"Após três anos inscrita na Escola Superior Artistica do Porto penso que tenho direito a esta "carta".
Reclamar não é bem a palavra porque o sentimento desde muito se tornou muito maior. Como explicar a leigos o sentimento que se gera quando após três anos de más avaliações, de pessimos ensinamentos, de incompetencias desastrosas, nada acontece. é um sentimento muito mais semelhante a fúria.
Este ano alguns colegas do meu curso não conseguiram passar de ano. Foi um choque. primeiro porque nunca na ESAP tinha assistido a reprovações quer seja por falta clara de conhecimentos do aluno quer por escandalosas ultrapassagens ao limite de faltas e este ano alguns ( nem todos) sofreram com surpresa um pouco ( mas pouquinho) da rigidez que se espera num curso superior. No entanto, percebi logo que tudo ia na mesma , afinal os que reprovam este ano acabam para o ano à mesma, graças ao milagre São Bolonha. Aleluia, tudo estava na mesma.
Este ano houve uma mostra cinematográfica. Muito mal preparada isso não há espanto nenhum. Mas o espanto sim chegou quando havia quatro juris escolhidos de anos do curso de cine-video. Soubemos na altura e por acaso, uma aluna que tinha ido para fora e entrou no nosso ano de para-quedas representava-nos, sem eleição, selecção ou anúncio, tudo na calada com medo de ser descoberto. Como é interessante que a representante do nosso ano curicular, nem sequer podia se inscrever no nosso curiculo dado o dela ser anterior. Será porque era unica que não fazia parte dos " que me dão muitas dores de cabeça"? porque os restantes do nosso ano que não davam dores de cabeça nem sequer apareciam para as aulas então por isso impossiveis de contactar? será porque o grupo que ia sempre as aulas esperava da sua escola alguma competencia e não a tendo não se calavam? mas enfim para além de uns almoços gratis nada se perdeu. Juri também sou.
No entanto é neste exacto momento que se passa algo inquietante. Está a decorrer um festival na Russia , de cinema a bem dizer. Um aluno ia ser escolhido disseram-nos. no entanto não houve candidaturas, nem aberturas de concursos, nao houve selecções nem nada que se parecesse minimamente com uma escolha às claras e justa. Estranhamente e na calada partiu um aluno que curiosamente já tinha sido "escolhido" ( lembram-se) no mesma mostra onde não houve também nenhum tipo de criterio de selecção. Estranhamente comenta-se as razões para esta escolha. e as razões não são nada agradaveis a ouvir para quem passa a vida a ver os outros, tão sonolentos de nada fazerem, passarem à frente. qualquer coisa sobre dvds e livros e doutoramentos. Lembra-me muito aquele filme ridiculo que está para sair " CORRUPÇÃO".
Hoje esperamos até as 8 da noite pelos horarios, desta vez é o maldito Bolonha que poem a Escola Superior Artistica do Porto em polvora. Na verdade parecem ser a primeira faculdade a adaptar o seu ensino ao de Bolonha é compreensivel tanta demora e incompetencia. descobrimos também que as aulas so comecarão na quarta, 10 dias depois do anunciado. No entanto sem qualquer pedido de desculpas e de compreensão a ESAP leva a sua avante arrogantemente como se estivesse a fazer aos seus clientes , os alunos, um grande favor. se eu me atrasar 1 dia a pagar a mensalidade cai o carmo e a trindade, porque com dinheiro não se brinca nesta instituição so com a competencia, a qualidade do ensino a a clareza das situações.
Não me podem repreender em nada do que aqui diz porque infelizmente tudo aqui é verdade. Se tiverem a coragem chamem-me que provo isso mesmo. Num grande ditado popular revejo as minhas esperanças: " a culpa não pode morrer solteira". As coisas feitas assim tão à claras tinham que ser apanhadas, porque graças a deus nem todos nos perguntamos ao ver uma imagem da madre Teresa de Calcutá no primeiro ano perguntamos quem é. Porque felizmente para nós e infelizmente para a ESAP os nossos pais deram-nos uma educação decente antes de entrerarmos para esta espelunca.
Só para por os pontos nos is.
Cordialmente
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Os casos reais na ESAP, antes nao fossem!
Agora é so fazer umas compilaçoes e catchapim!!!!!
O incrivel é que isto é uma MERA AMOSTRA do degredo em que vivemos, dia a dia em stress, ou porque nao somos atendidas decentemente pelas baixinhas da secretaria, ou porque o sr augusto mandou uma lostra pra fora no largo...ou entao porque pequenas criaturas se acham deus em forma de estirador...cobertos de mantas pretas ate a ponta dos cabelos, passando essa escuridao para o cinzento dos cerebros inexistentes! enfim enfim...é a nossa faculdade!!!
O que seria de nos sem o nosso aconchegado atelier onde podemos gritar e pedir por santo sizinha para nos inspirar! AHAHAH
Enviar um comentário